Basquetebol P
Segundo Maroneze (2013), a origem do nome “BASKETBALL” vem do: “Ball” = bola e “Basket” = cesto, que é como a modalidade foi tratada inicialmente no Brasil: bola ao cesto. O basquetebol foi inventado em 1891, pelo professor de educação física James Naismith. Em Massachussets era inverno e o frio e a neve se faziam presentes na região nordeste dos Estados Unidos. Como as quadras e os espaços esportivos a céu aberto estavam interditados, as práticas do rúgbi, beisebol e atletismo ficavam impossibilitadas, restando somente ginástica calistênica e aparelhos de musculação. Foi então que Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), convocou o professor Naismith, e confiou-lhe uma missão: pensar em algum tipo de jogo sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse também ser praticado no verão em áreas abertas. Assim, inspirado por uma brincadeira de infância, onde os amigos se reuniam à beira dos lagos e ficavam tentando acertar um objeto flutuante qualquer por meio de um arremesso parabólico com uma pedra recolhida na margem, James, após algumas modificações criou o Basquetebol.
O Basquetebol é um jogo que requer o uso da inteligência e rapidez de ação e raciocínio. Através deste, os alunos desenvolverão aspectos físicos e intelectuais. Além disso, vai permitir ao aluno um conhecimento sobre si e sobre os outros com relação às diferenças e capacidades, promovendo a convivência e o respeito às regras, adequando-as conforme as necessidades. (DOHME, 2003). De acordo com Rose Junior e Tricoli (2005), os fundamentos são gestos básicos do jogo, que podem ser executados isoladamente ou combinados com outros fundamentos, mas dependem das capacidades motoras, condicionais e coordenativas.
Assim para aplicação da aula, que será a terceira de oito aulas do segundo semestre, os alunos já terão passado pelo fundamento manejo de bola, e após alguns exercícios de