Fundamentos da iniciação ao basquete
RESUMO
O basquetebol na infância auxilia na adaptação, coordenação e entendimento do esporte que, iniciado na faixa etária dos 6 aos 12 anos, deve ser apresentado de forma lúdica.O treinamento precoce pode causar vários problemas a criança como o estresse e o excesso de carga que poderá levar a lesões musculares.
O educador deve ser capaz de trabalhar a inclusão daquela criança que tem dificuldades ou que seja discriminada pelo grupo, deve ter paciência.
De forma psicológica a criança tem que sofrer um elogio, um incentivo durante os exercícios, ser valorizada pelo seu desempenho e de forma filosófica devemos ter uma visão dos valores e do comportamento da criança.
Existe sempre uma preocupação com lesões que podem ocorrer no basquetebol e para tanto a preocupação com a alimentação, o condicionamento físico, a hidratação, o aquecimento, a manutenção dos equipamentos, assim surge o mini basquetebol que é trabalhado de forma pedagógica onde a criança possa aprender o basquetebol de forma que não se imponha a esforços relativos a idade.
Palavras-chave: Basquetebol. Mini-basquetebol. Fundamentos. Treinamento Precoce. Inteligência Múltipla.
INTRODUÇÃO
Apresenta-se neste trabalho a importância da inicialização de um esporte, mais especificamente o basquetebol, para crianças na faixa etária entre 6 e 12 anos, cuja a prática desenvolve o controle emocional, psicológico, sentido de disciplina e trabalha a criança como um todo.
Trata-se de forma generalizada os conceitos de aprendizagem e ensino, tentando questionar de forma precoce os educativos para iniciantes do basquetebol, aplicando exercícios adequados para a faixa etária.
A aprendizagem deverá seguir uma progressão adequada, sendo do simples ao mais composto em ambiente apropriado.
Acredita-se que com esse trabalho pode-se oferecer aos educadores físicos que se interessam pelo esporte, informações de uma