Propriedades de compostos químicos
1 – Introdução
O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar através de experimentos, a polaridade, miscibilidade e solubilidade de alguns compostos químicos e também as interações intermoleculares dos compostos através da analise do que ocorrerá quando se misturar solutos e solventes de polaridades iguais e diferentes, e também como detectar se o composto possui um pólo eletromagnético (polar) ou não (apolar) com o auxílio do experimento com o bastão de plástico eletrizado por atrito com uma roupa de algodão.
Tabela 1: Materiais utilizados.
Material
Quantidade
Tubo de ensaio
16
Bureta de 50 ml
3
Suporte universal
3
Béquer de 100 ml
3
Bastão de plástico
1
Flanela (tecido)
1
Placa de Petri
3
Os métodos utilizados para a execução da presente prática estão descritos a seguir.
No experimento 1, com o auxílio de uma balança de precisão, foi-se pesado 1g de cada um dos sólidos presentes na tabela 2 e depois um de cada vez foi depositado em um tubo de ensaio com 3 ml de água destilada a fim de descobrir a sua solubilidade.
No experimento 2, após a montagem de três buretas em suporte universal e o preenchimento de tais com os solventes presentes na tabela 3, foi-se aberta à torneira de uma das buretas e aproximado um bastão de plástico atritado, para assim, verificar a polaridade do solvente. Para os outros solventes foi repetido a método descrito.
No experimento 3, após adicionar 5 ml de água em dois tubos de ensaio e 5 ml em um tubo de ensaio, foi-se acrescido, nos tubos contendo água, 5 ml de etanol e 5 ml de hexano, e depois, no tubo contendo etanol, acrescido 5 ml de hexano, a fim de observar a miscibilidade dos líquidos, conforme tabela 4.
No experimento 4, adicionou-se um volume de 10 ml água destilada em 3 tubos de ensaios, 10 ml de etanol em 3 tubos de ensaio e 10 ml de hexano em 3 tubos de ensaio. Posteriormente adicionou- se duas gotas de óleo, 0,5g de cloreto de sódio e um cristal de iodo em