Metodologia
- Classificação da matéria.
- Substâncias e misturas.
- Elementos. Símbolos dos elementos.
- Classificação dos elementos segundo suas propriedades: metais, não metais semimetais, gases nobres.
-Ligas. Exemplos. Aplicação na Engenharia
- Molécula. Elementos existentes sob a forma de moléculas diatômicas.
- Compostos. Compostos moleculares.
Compostos iônicos.
- Fórmulas químicas.
Objetivos
- Identificar os diferentes tipos de matéria: substâncias e misturas.
- Conhecer os símbolos dos elementos mais comuns.
- Interpretar a fórmula química de uma substância.
MATÉRIA
Matéria (do latim materia, substância física) é todo aquilo que possui massa e ocupa espaço . Ar, comida, água, rochas, solo, cimento, vidro, livro , oxigênio, ferro,aço são todos diferentes formas da matéria.
Substâncias e Misturas
Uma substância é uma forma particular de matéria, apresentando composição fixa. Uma substância, algumas vezes conhecida como substância pura, pode ser tanto um elemento químico quanto um composto.(HEIN-ARENA)
A substância é a matéria que em determinadas condições (geralmente a mesma pressão e temperatura) apresenta propriedades físicas (densidade, temperatura de fusão, temperatura de ebulição, estado físico, cor, sabor etc) e propriedades químicas (transformação em novas substâncias) constantes.
Uma mistura é um material contendo duas ou mais substâncias e que pode ser homogêneo ou heterogêneo. Misturas têm composição variável.
A mistura está constituída por mais de uma substância e apresenta propriedades variáveis dependendo de cada amostra mesmo mantendo a mesma pressão e temperatura.
É muito raro encontrar uma substância isolada na natureza. Normalmente são encontradas misturadas umas ás outras. Por exemplo os minerais se apresentam misturados nas rochas, a água de um rio, do mar, da chuva são misturas porque possuem outras substâncias dissolvidas.
ELEMENTO QUÍMICO
Um