CONCEITO DE MOTIVAÇÃO
Thaís Soares de Carvalho
Conceito de motivação.
Rio de janeiro - RJ
2014.
Definindo um conceito de motivação.
"Entendemos por motivo algo que incita o organismo à ação ou que sustenta ou dá direção à ação quando o organismo foi ativado. (Hilgard & Atkinson/1967p. 118)."
Conceitos sobre motivação têm características semelhantes, como aspectos biológicos e psicológicos, tais sentimentos levam os indivíduos a executarem ações com bom resultado ou não. A motivação é intrínseca ao individuo, tendo capacidade de gerar um comportamento sustentável e por isso merece cautela ao ser analisada.
Exemplo de motivação que pode incitar um individuo:
Uma mãe possui duas filhas, sua filha mais velha ao completar um ano e meio de idade já utilizava o penico para defecar enquanto sua filha mais nova, já com três anos e meio ainda precisa utilizar fraldas descartáveis. Tal mãe inconformada com a dificuldade da filha mais nova e convicta de que ela esta "atrasada" a compara constantemente com a irmã, inferiorizando a mais nova e usando termos pejorativos como "porca" e "burra". Diante da motivação passada pela mãe a filha mais nova passa a se esconder após defecar na fralda, fazendo a mãe procura-la por longos períodos de tempo dentro da casa.
Em aspecto biológico as crianças em geral têm do primeiro ano de vida ao terceiro para desenvolverem os esfíncteres anais, sendo essa uma media, onde se considera normal o não controle dos esfíncteres ate os quatro anos por pediatras em geral. Em aspecto psicológico a filha mais nova sente-se envergonhada ou ate receosa a respeito da repressão que irá receber por ter defecado na fralda, por isso se esconde e não responde a mãe quando a mesma a procura e fica quieta em seu esconderijo por um longo período de tempo.