Revolução dos bichos
Definição
Um movimento social existe quando um grupo de indivíduos se unem num esforço organizado, com um objetivo de alcançar mudanças sociais.
Características
A ideologia de um movimento social é o que leva seus participantes a se unirem, pois a ideologia irá não só proporcionar uma crítica das condições sociais existentes mas também, expressar os objetivos do movimento e os métodos que serão usados para alcançarem tais objetivos.
( Bibliografia ) Shaum McGraw-Hill - Sociologia Geral - Bruce Cohen 1980, páginas 167-168
Tipos de Movimentos Sociais
Movimento expressivo
Pessoas submetidas a uma realidade difícil e que ao invés de tentar mudar essa realidade procuram mudar a si mesmas. O que o movimento expressivo quer é ajudar as pessoas, confortando as e fornecendo um novo sentido para suas vidas.
O movimento dos Álcoólicos Anônimos é um exemplo característico, uma vez que tal organização não tem como meta nenhuma mudança na estrutura da sociedade e sim tentar fazer com que seus membros se livrem do vício.
Os movimentos de forte conotação religiosa ou messiânicos podem ser enquadrados nesse gênero.
Movimento regressivo (Reacionário) Qualquer movimento que, não admitindo as mudanças feitas na sociedade, procura voltar às condições anteriores. Suponhamos que no futuro o governo brasileiro resolva fazer uma profunda reforma agrária e essa política desagrade os grandes proprietários de terra. Se estes resolverem criar uma organização que combata as novas condições ditadas pela reforma, então teremos um exemplo de movimento reacionário. Se por outro lado, os proprietários se juntarem em uma organização de cunho religioso, que irá confortá-los contra as injustiças humanas e prometer, que em uma nova vida, eles terão propriedades ainda maiores do que as que tinham, nesse caso, teremos um movimento expressivo.
Movimento social que, na época da Revolução Francesa era contrário à independência da França, que