DIVERSIDADE CULTURAL NAS EMPRESAS
As diversidades culturais sempre foram um ponto muito importante tanto no contexto social como empresarial onde gerou grandes discussões entre as diversas crenças existentes em nossa sociedade.
Devido à miscigenação das raças, o Brasil é um país multirracial, multirreligioso e multicultural. E é por termos essa mistura de valores e crenças, que temos um povo nação repleto de diversidades.
Com a expansão do comércio, o crescimento das cidades e o desenvolvimento de grandes empresas, vários povos de outros países, com culturas completamente diferentes, se imigraram para o nosso país. Esses fatores levaram ao mercado de trabalho uma diversidade cultural complexa. Os brasileiros valorizam sua origem diversificada, porém é uma sociedade estratificada, em que o acesso ás oportunidades e ás posições no mercado de trabalho são definidos pelas origens econômicas e raciais, mais apesar disso, essa diversidade tem sido de certo modo boa, pois pessoas diferentes de origem diferente passam a respeitar umas as outras, e a sociedade estão aceitando cada vez mais as diferenças dos outros, ajudando a diminuir a discriminação e o preconceito por isso discutir a analisar cuidadosamente as diversidades culturais dentro ambiente de trabalho é essencial para o bom funcionamento da empresa.
Nesse contexto existem vários conflitos que surgem inevitavelmente e que podem efeitos desconfortáveis para as partes envolvidas. O conceito de diversidade é definido como um mistura de pessoas de identidade diferente vivendo em um mesmo ambiente e está relacionado ao respeito à individualidade dos empregados e ao reconhecimento destes.
Essa diversidade gera uma comunicação coletiva e intelectual que ajuda na produtividade e tem uma relação direta com a lucratividade. Porém investindo em equipes mistas surge idéias diferentes que se encontram e desencontram e se confrontam por viverem em um mesmo ambiente, enfrentando os mesmos desafios.