ARTIGOS
RESUMO
O presente artigo tem como tema o estudo do ato de administrar a diversidade cultural da empresa, no âmbito organizacional. As organizações são como um conjunto complexo, que incluem conhecimentos, crenças, moral, valores costumes entre outras características. Os indivíduos entram na organização trazendo a sua cultura adquirida na sociedade ocorrendo assim uma interface com a cultura organizacional. Diante desse exposto, como intermediar a cultura pessoal com a cultura organizacional?
Como o individuo com suas crenças individuais e grupais poderá exercer influencia dentro da organização? Através de uma metodologia exploratória, com uma pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, conclui-se que, dentro desses aspectos, faz-se necessário a escuta e observação da diversidade cultural para o desenvolvimento da organização.
1.INTRODUÇÃO:
O presente artigo tem como tema o estudo do ato de administrar a diversidade cultural da empresa, no âmbito organizacional. Vários fatores vêm contribuindo para evidenciar a importância das organizações sobre a diversidade da força de trabalho e como gerenciá-la, visando obter uma vantagem competitiva. As diferenças e costumes são as principais dificuldades na gestão das pessoas na empresa, vários fatores, como a diversidade cultural, vêm contribuindo para que a competitividade seja uma forma de lucrar cada vez mais das empresas. Assumindo-se que os modelos radicionais de gestão fundamentam-se em grupos ocupacionais com perfil mais homogêneo, passa a ser um desafio lidar com pessoas de diferentes raças e etnias, hábitos, formação, origens e outras diferenças, no mesmo ambiente de trabalho.
Esse questionamento direcionará o profissional a compreender e desenvolver habilidades multiculturais no qual alcançara os potenciais da valorização da diversidade. Este profissional conseguirá influenciar os indivíduos utilizando de uma abordagem motivacional que se ajuste a cultura