DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM
Elaborar um texto dissertativo destacando os aspectos que julgar importantes de acordo com a discussão realizada na sala de aula que contribuíram para sua prática pedagógica.
Os distúrbios de aprendizagem são diagnosticados quando os resultados em testes de leituras, matemática e escrita estão abaixo do esperado para sua idade, escolarização e nível de inteligência.
Os problemas de aprendizagem interferem no rendimento escolar ou mesmo nas atividades da vida diária em que são exigidas habilidades em leitura, matemática ou escrita.
Estes transtornos interferem significativamente no rendimento escolar do aluno, a velocidade e compreensão das atividades escolares com leituras, resolução de operações aritméticas e a habilidade na escrita são comprometidos, geralmente a execução destas atividades são inferiores ao esperado para sua idade cronológica.
Durante a idade escolar o aluno pode encontrar dificuldades em diversas fases da vida.
Na Educação Infantil os distúrbios de aprendizagem se refletem na fala que acontece mais tardiamente, nas dificuldades para pronunciar alguns fonemas, demora a incorporar novas palavras em seu vocabulário, dificuldades para rimar palavras e também a dificuldade em distinguir cores, formas, números, entre outras dificuldades.
Já na Alfabetização, 1ª serie, os distúrbios se refletem nas dificuldades em aprender o alfabeto, dificuldades na separação de silabas, dificuldades em orientação temporal e espacial, entre outros
Da 2ª a 8ª série, os distúrbios se refletem no nível de leitura abaixo do esperado, dificuldades em organizar a escrita, dificuldade na compreensão de textos, dificuldades em aprendem outros idiomas, dificuldades em memorizar a tabuada, entre outros.
Já no ensino médio a leitura vagarosa com muitos erros, dificuldades em fazer redações, dificuldades em reproduzir histórias, dificuldades em entender conceitos abstratos,