DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
DISTÚRBIO DA APRENDIZAGEM
JESSICA ARAUJO
KARLA SILVA
NADJA SANTOS
NARCISA NETA
THAMYRES COSTA
SALVADOR
2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
Atividade apresentada como requisito parcial para disciplina de Linguagem Escrita solicitada pela Docente Júlia Escalda.
SALVADOR
2014
Para se entender o que é o distúrbio de aprendizagem e preciso antes de mais nada diferenciar distúrbio de dificuldade de aprendizagem, apesar de ambos os termos serem usados como sinônimo o distúrbio de aprendizagem para alguns autores é preciso especificar as diferenças de cada um.
Distúrbio de aprendizagem é uma anormalidade no processo cognitivo, que derivam de algum tipo de disfunção do sistema nervoso central, relacionada a uma “falha” no processo de aquisição ou do desenvolvimento tendo, portanto, caráter funcional. São distúrbios do desenvolvimento no processo da aquisição. É característico que fatores genéticos tenham um papel importante na etiologia, na maioria dos casos, as funções afetadas incluem linguagem, habilidades visuoespaciais e/ou coordenação motora; diferente da dificuldade escolar que está relacionada especificamente a um problema de ordem e origem pedagógica.
O termo distúrbio de aprendizagem é um termo amplo que abrange distúrbios específicos como, por exemplo, distúrbio de leitura e escrita (dislexia), distúrbio de matemática (discalculia), distúrbio na expressão escrita ( disgrafia), distúrbio não verbal, etc. As dificuldades de aprendizagem, normalmente, estão relacionadas a fatores externos que acabam interferindo no processo do aprender do individuo, como a metodologia da escola e dos professores, a influência dos colegas e não esta necessariamente atreladas a um