Disturbios de aprendizagem
REGIANE DE ALCANTARA
13/03/2012
TEMA: Distúrbios de aprendizagem.
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
O objetivo deste estudo é fornecer conhecimento necessário para detectar possíveis distúrbios de aprendizagem e obter competências e habilidades para lidar com diversas situações. No entanto, é preciso estar claro que pessoas que apresentam distúrbios de aprendizagem devem ter o apoio de profissionais especializados, pois existem diferentes tipos de distúrbios e, cada um deles, necessita de uma ajuda profissional específica.
Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e também pelos responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. Muitas vezes, crianças e adolescentes têm sua imagem denegrida por adjetivos como, por exemplo, preguiçosas e desinteressadas em função da falta de conhecimentos de seus educadores.
OBJETIVO GERAL: Existe um grande número de professores que desconhecem os distúrbios de aprendizagem e não possuem as capacidades necessárias para lidar com eles, agindo de forma errônea na execução do seu trabalho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Analisar os distúrbios de aprendizagens e identificá-los;
- Indicar tratamentos para os distúrbios;
- Promover atividades que ajudem na solução dos problemas de distúrbios de aprendizagem em sala.
PROBLEMA:
As próprias crianças são o alvo para explicar o fracasso escolar e as responsabilidades por não aprenderem são atribuídas a elas mesmas. Em muitos casos, é desenvolvida uma autoestima negativa e isso pode ser levado até a vida adulta. Além de prejudicar de forma particular essas crianças, ainda impede o desenvolvimento do processo de ensino de uma maneira geral, isentando o sistema de ensino de qualquer erro ou defasagem em