Disturbios de aprendizagem
Muitas vezes não é “culpa” do educador ou mesmo do sistema de ensino.
O aluno pode ter uma dificuldade de aprendizagem ou até mesmo um distúrbio. Há uma grande diferença entre dificuldade de aprender e distúrbios de aprendizagem.
Segundo Silvia Ciasca (Psicóloga de Neurologia de Ciências Médicas- Unicamp)Distúrbios de aprendizagem é como uma “perturbação no ato de aprender”. Sendo uma disfunção do sistema Nervoso Central .
A dificuldade em aprender pode ser ligada ao dia a dia da criança como por exemplo : fatores emocionais , familiares , sociais ou até mesmo um problema de ordem ou origem pedagógica.
Já a dislexia é genética e hereditária e quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os familiares , para à escola e principalmente para a própria criança
Exemplo de distúrbio ou chamado também de transtorno de aprendizagem é a dislexia, como retratado no filme “ Como estrelas na Terra”. Que é citado uma criança de 8 ou 9 anos de disléxica , que para os pais e educadores é um menino desatento de tudo , desanimado e com baixa inteligência, ele percebia a discriminação e ficava cada vez pior.Até que um dia seu professor de artes com experiência no assunto descobre seu distúrbio a tempo.
A dislexia é genética e hereditária e quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os familiares , para à escola e principalmente para a própria criança.
Existe também mais distúrbios conhecidos: a disgrafia( transtorno específico na escrita)e a discalculia( transtorno da matemática).
Diante disto, é muito importante o professor iniciar os movimentos necessários da criança por uma educação de qualidade.