Integração Universidade Empresa
Centro Universitário do Norte do Espírito Santo
Engenharia de Petróleo
A Shell
Camila Rafaela
Felipe Menezes
Raphael Sathler
Rafael Cidade
Ruhan Carlos
Rhuann Luis
São Mateus – ES
2012
Sumário
1. Introdução
À medida que a população aumenta, também aumentam as necessidades de água, alimento e energia. Diante dessas necessidades, torna-se necessário encontrar soluções para o desafio energético que tenham como características o fornecimento de energia através de várias fontes e uma distribuição com uma menor emissão de poluentes na atmosfera.
Com isso, a Shell, uma das maiores empresas de petróleo do mundo, investe num crescimento sustentável e em diversos programas sociais, de modo que consiga atender a crescente demanda de energia e ao mesmo tempo, consiga viabilizar melhorias nas condições de vida da população mundial.
A Shell opera em mais de 80 países, conta com 43.000 postos de serviço no mundo e opera em mais de 30 refinarias e instalações químicas. No Brasil, produz etanol, um biocombustível gerado a partir da cana-de-açúcar e fornece gás natural, que emite cerca de 50% menos CO2 do que o carvão.
2. Origem da Shell
Uma singela loja, situada no East End, em Londres, vendia objetos de antiquários e conchas orientais para enfeites, em 1833. O dono desta loja era Marcus Samuel, que com o tempo passou a trabalhar no setor de importação e exportação.
O dono da loja, Marcus Samuel Sênior, faleceu em 1870, deixando como herdeiros do negócio os filhos Marcus Samuel e Samuel Samuel. Em 1878, os irmãos dividiram os bens e cada um estabeleceu sua própria empresa, Samuel Samuel se instalou no Japão e Marcus Samuel manteve-se em Londres, ampliando o seu negócio com vendas de querosene do Oriente, em 1885.
Em 1890, Marcus Samuel começou a vender querosene a granel, combustível que viria da Rússia pelo Canal de Suez. Na Índia, emergiu a empresa