EMPRESA JÚNIOR – UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE EMPRESARIAL
UNIVERSIDADE E SOCIEDADE EMPRESARIAL1
Palavras-chaves: Empresa Júnior, extensão, sociedade empresarial.
Introdução
A extensão é concebida, presentemente, como um importante fator na formação universitária
atual.
Seus
ganhos
consistem,
principalmente,
em
estabelecer uma conexão que permite o fluxo de conhecimento, em ambos os sentidos, entre o meio acadêmico, mais especificamente entre os alunos de graduação (em sua maioria), e o ambiente social, no qual se encontra inserida a universidade (COLOMBO et al., 2012) .
Segundo o Plano Nacional de Extensão (1999 apud COLOMBO et al., 2012,
p. 8):
A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. A Extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.
Ou seja, a sociedade não mais é tida por expectadora, mas coparticipante na produção de conhecimento e formação universitária.
Dentro deste contexto de extensão universitária, pode-se destacar as
Empresas Juniores - EJ. Estas, por sua vez, surgem sob a finalidade de estabelecer um “laço” mais estreito entre teoria e prática, através da integração do aluno ao seu meio profissional mais precocemente.
1
Resumo revisado por Lie Yamanaka. Proposta de Integração entre Universidade e Sociedade Empresarial através de uma Empresa Júnior. CAC-525.
2
Universidade Federal de Goiás –jean.alves.pacheco@gmail.com
3
Universidade Federal de Goiás – cardosoeng.prod@gmail.com
4
Universidade Federal de Goiás – lie.yamanaka@catalao.ufg.br
Segundo Oliveira (2005), Empresa