Disléxico
Todo aluno disléxico necessita de material de apoio como suporte, exemplo: dicionários, calculadoras, gravador, livros falados ( livros adaptados para alunos com deficiência visual), calculadoras, tabuada, acesso aos rascunhos, quando for fazer uso da escrita e da leitura, seja nas atividades ou nas avaliações.
A sugestão para o aluno disléxico em turmas de alfabetização, é a construção de um livro básico personalizado. Neste livro, após cada conteúdo trabalhado com a turma, a professora vai construir com o aluno páginas, maior quantidade de páginas, de atividades, sobre conteúdo, o tema, focando sempre na relação imagem e som – gravuras e letras (fonemas). Mesmo que a atividade seja de matemática ou de outra disciplina. Cada página trabalhada vai obedecer uma sequência numérica e no final do semestre deverá ser encadernado e servirá como suporte para escrita, leitura e interpretacão, que o aluno disléxico vai ser estimulado a consultar sempre que surgir uma dificuldade de um conteúdo já trabalhado.
Psicomotricidade – é a representação mental da expressão motora. Isso significa a relação entre o pensamento e a ação. Essa é uma das principais dificuldades da pessoa com dislexia. As pessoas, em qualquer idade, com falhas nessa área terá uma série de dificuldades nos processos cognitivos, lembrando que o seu desenvolvimento pode acontecer em qualquer idade.
Esquema corporal, lateralidade, estrutura espacial… são imprescindíveis par o processo de alfabetização. Veja sobre isso neste artigo: "Atividades para desenvolvimento da Psicomotricidade".
Dessa forma há várias atividades de desenvolvimento psicomotor através da escrita e leitura. Na próxima postagem, há sugestões que acompanham as atividades escritas: jogos e ludicidade.
Estas atividades são sugestões para se criar outras, que podem ser diversificadas de acordo com o conteúdo trabalhado e com a criatividade, não só do professor mas como a do aluno. Nada deve ser ofertado pronto ao aluno.