Princípios contábeis internacionais
Para que o sistema de informações contábeis possa funcionar, se faz necessário que alguns princípios e normas sejam respeitados , sendo estes chamados de Princípios Contábeis. A contabilidade como ciência está embasada em princípios maiores, ditos postulados, em regras gerais chamadas de princípios propriamente ditos e em princípios menores que são as convenções.
Vamos então responder a algumas questões básicas quanto aos princípios: 1. O que são os Princípios Contábeis ?
2. Quando os Princípios são Geralmente Aceitos ?
3. Como são tratados os Princípios Contábeis no Brasil ?
O que são princípios contábeis ?
Princípios contábeis podem ser conceituados como sendo as premissas básicas acerca dos fenômenos econômicos contemplados pela contabilidade, premissas que são a cristalização da análise e observação da realidade econômica.
O campo de atuação preferencial da contabilidade é constituído pelas entidades, sejam elas de finalidade lucrativa ou não. Objetiva a contabilidade captar e evidenciar as variações ocorridas na estrutura patrimonial e financeira, em face das decisões da administração e também das variáveis externas, que escapam ao controle e ao poder de decisão da administração.
Note-se que dentre as variáveis que mais têm preocupado os administradores temos, de um lado, a inflação e de outro, as próprias flutuações de preços atinentes especificamente a cada bem e serviço.
No âmbito dessa complexa realidade, o observador analisa as características principais do sistema e chega a certas conclusões quanto ao seu funcionamento. Tais conclusões, se aceitas pela classe contábil, transformam-se em princípios, aos quais toda a prática contábil
Hernandez Perez, Begalli Glaucos
e principalmente os processos de auditoria devem ater-se. Por outro lado, o observador, uma vez verificada alteração profunda nas condições que o levaram a estabelecer a primeira série de princípios, tem a incumbência de