Dragagem do canal de piaçaguera
Uma característica básica do desenvolvimento da civilização humana pode ser caracterizada como a capacidade do homem em mudar o “STATUS QUO” físico que o rodeia. Desta forma, o homem busca transformar este meio de forma que o satisfaça e atenda suas necessidades como alimentação, moradia, transporte, prosperidade econômica, entre outros. Em vista destas características em mudar o meio em que habita afim de melhor suprir suas necessidades, podemos citar a Dragagem como uma destas ferramentas de modificação.
1. DRAGAGEM
1.1. Definições
DRAGAGEM é definida como a escavação e/ou remoção de solo e/ou rochas dos leitos aquáticos (rios, lagos, etc.), através de equipamentos denominados DRAGA. Os principais objetivos da dragagem são o aprofundamento e alargamento de canais em rios, portos e baías; a construção de diques e preparar fundações para pontes e outras estruturas. O processo de dragagem também é utilizado para a exploração de depósitos minerais, diamantes e recursos marinhos de valor comercial tais como alguns tipos de moluscos.
1.2 Equipamentos
A Draga constitui geralmente por uma embarcação ou plataforma flutuante equipada com mecanismos necessários para se efetuar a remoção do solo. A draga é um tipo especial de embarcação, projetado para executar várias funções que digam respeito ao fundo de qualquer curso d água, não muito profundo. Geralmente junto à draga operam uma chata e um rebocador, para recolhimento e descarte do material extraído. Uma draga móvel é uma embarcação para desassoreamento dos leitos dos rios e mares, tendo capacidade própria para transportar e bascular os dejetos e/ou minérios. Há dragas móveis de diversas capacidades e tamanhos. Existem diversos tipos de draga utilizados comumente neste tipo de operação, as quais são classificadas em mecânica, hidráulica e mista (mecânica/hidráulica), sendo que cada uma destas possui diferentes tipos de mecanismo e operação. (Tabela 1) CATEGORIA | MODELO