Infroestrutura
Viaduto de Guarujá será entregue no próximo dia 5
José Claudio Pimentel
O viaduto construído para eliminar o conflito rodo-ferroviário na Margem Esquerda (Guarujá) do Porto será entregue no próximo dia 5. Mais de quatro meses atrasada, a obra integra a fase 1 da Avenida Perimetral de Guarujá, que será finalizada até a primeira quinzena de junho.
O andamento do projeto nesse trecho do Porto foi anunciado pelo presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco, ontem, durante reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). “A ligação será direta, dando maior fluidez ao tráfego naquela região”, disse.
O elevado fará com que os caminhões que chegam a Vicente de Carvalho, pela Rua Idalino Pinês (Rua do Adubo), entrem na área da Docas passando sobre a linha ferroviária que atende o Porto. A via terá mão dupla, será acessada na Avenida Santos Dumont (onde ficam os terminais) e desembocará na rotatória que distribuí os veículos às instalações marítimas.
Mas ainda não é dessa vez que será eliminado, definitivamente, o cruzamento entre o tráfego urbano e o do complexo portuário. Caminhões terão que aguardar no semáforo da Rua do Adubo a chance de passar pela Avenida Santos Dumont, por onde trafegam milhares de veículos diariamente.
Elevado de Guarujá será acessado pela Avenida Santos Dumont e chegará até a rotatória da zona portuária
“Em junho vamos inaugurar as pistas da Fase 1 (da Perimetral), que ficarão paralelas às linhas do trens”, garante o presidente da Docas. O atraso na entrega das faixas, segundo ele, ocorreu em razão das chuvas do início do ano. A obra deveria ser entregue junto com o viaduto.
Mesmo assim, explica Barco, a solução do gargalo viário da Margem Esquerda só ocorrerá quando a Fase 2 da Perimetral for entregue – o que deve acontecer em dois ou três anos, prevê. A licitação para viabilizar o projeto básico dessa etapa será aberta até o fim do mês.
Jurídico
O novo acesso