TIPOS DE ROLAMENTOS E APLICAÇÔES
Rolamento é um dispositivo que permite o movimento relativo, controlado entre duas ou mais partes. Temos diversos tipos de rolamentos, tais como: de esfera, roletes (rolos) e de agulha. Estes rolamentos variam de abertos, vedados, selados.
A função do rolamento é permitir o movimento relativo entre os componentes móveis e os estruturais das máquinas e equipamentos e suportar uma determinada carga. A maioria dos rolamentos atualmente consiste em um anel interno, um anel externo, elementos rolantes (esferas ou rolos) e uma gaiola.
Construção dos rolamentos
A maioria dos rolamentos é constituída de anéis com pistas (um anel interno e um anel externo), corpos rolantes (tanto esferas como rolos) e um elemento retentor dos corpos rolantes (gaiola). O retentor (gaiola) separa os corpos rolantes em intervalos regulares entre as pistas internas e externas permitindo que girem livremente. Pista (anel interno e anel externo)
A superfície onde os corpos rolantes giram é chamada pista. A carga aplicada no rolamento é suportada por esta superfície de contato. Geralmente o anel interno se fixa no eixo e o externo no mancal.
Corpos rolantes
Os corpos rolantes são classificados em dois tipos: esferas e rolos. Existem quatro tipos de rolos: cilíndricos, de agulhas, cônicos e esféricos. As esferas geometricamente têm um contato pontual com as pistas dos anéis interno e externo, enquanto a superfície de contato dos rolos é linear.
Teoricamente, os rolamentos são construídos para permitir que os corpos rolantes girem orbitalmente enquanto giram em seu próprio eixo ao mesmo tempo.
Gaiolas
A gaiola mantém os corpos rolantes a uma distância constante, entretanto a carga nunca é aplicada diretamente na gaiola, além de prevenir que os corpos rolantes caiam do rolamento quando são manuseados. Os tipos de gaiolas variam de acordo com a maneira como são fabricados, podem ser prensadas, usinadas e forjadas.
Classificação dos