porto de santos
Principal Porto do Brasil e o maior da América Latina, Santos concentra 26% de todo o movimento de importação e exportação do País e recebe em média quatro mil embarcações anualmente, o que corresponde a 20% de todo o movimento portuário nacional. Apresenta grande diversidade de terminais de movimentação de cargas - granéis sólidos e líquidos e carga geral e é o porto líder Brasileiro na movimentação de contêineres. O sistema de acessos terrestres ao porto é formado pelas rodovias Anchieta e Imigrantes e pelas ferrovias Ferroban e MRS. Já foi considerado o "Porto da Morte", no século XIX. Os navios evitavam atracar no porto formado por trapiches de madeira,com medo da febre amarela. Durante anos os portos brasileiros não receberam investimentos adequados para torná-los competitivos perante uma economia globalizada, o governo atual inverteu essa situação, ampliando sua cartela de investimentos em todo o setor de infra estrutura de transporte. O estudo de ampliação proporcionará novas oportunidades, tanto para o Estado quanto para a iniciativa privada, de projetar futuros investimentos, além de viabilizar a melhoria da infra estrutura portuária.
1- História do Porto de Santos
Porto de Santos – 1957 Porto de Santos - 2014
O porto de Santos exerce um papel fundamental para toda Cidade, pois se trata do principal motor econômico para a sociedade, com toda sua circulação de mercadorias.
Em todos esses anos desde o seu nascimento que aconteceu em 1982, podemos observar seu desenvolvimento, o porto não parou de expandir, atravessando todos os ciclos de crescimento econômico do país, aparecimento e desaparecimento de tipos de carga, até chegar ao período atual de amplo uso dos contêineres. Açúcar, café, laranja, algodão, adubo, carvão, trigo, sucos cítricos, soja, veículos, granéis líquidos diversos, em milhões de quilos, têm feito o cotidiano do porto, que já