Soma dos ângulos externos e internos de um quadrilátero
Marcos: Ângulos estão ao nosso redor no dia-a-dia, mas não os percebemos. Eles estão nos esportes no nosso andar pela casa (quando vamos dar um passo a abertura que as pernas fazem formam um ângulo) nas estruturas da casa, como os cantos da parede nas várias coisas do dia.
Hoje eu vim falar um pouco sobre a medição dos ângulos internos.
Você sabe somar os ângulos internos de um quadrilátero?
Lembre-se de que são quatro lados e ângulos temos como exemplo o retângulo um dos polígonos mais conhecidos seus lados medem 90° cada, ou seja, sua medida é de 360°.
Dudu: você já se perguntou como calculamos aqueles poligonos que não tem os cantos retos? É simples é só desenharmos um quadrilátero qualquer desde que não tenha os 4 ângulos retos:
Para encontrarmos a soma de seus ângulos internos teremos que ligar seus vértices não consecutivos assim obteremos dois triângulos como na imagem:
Você lembra qual é o resultado da soma dos ângulos internos de qualquer triângulo? A resposta é 180°. Então ambos os triângulos terão 180°, a soma dos dois dará 360°. Com isso agora sabemos que qualquer quadrilátero tem que ter 360° de ângulo interno. Agora vamos ver diga qual o valor de x.
Erik: Num polígono quanto maior quantidade de lados maior a medida dos seus ângulos.
Como foi falado em um quadrilátero temos dois triângulos agora vejamos com outros polígonos.
Em um pentágono: Temos três triângulos, então a soma dos ângulos internos é: 180°*3 = 540°
No hexágono:
Temos agora quatro ou 180°*4= 720°
Portanto se na prova Ayla pôr uma questão dessas na prova lembre-se disso; desenhe triângulos no polígono e multiplique a quantidade de triângulos por 180°ou use a formula que criei; t*a. Onde t= quantidade de triângulos, a=soma dos ângulos do triângulo.
Eduardo: Note que o número de triângulos te uma diferença de 2 em relação ao número de lados do polígono.
Pulando essa