Carrasqueira
“ Carrasqueira”
Esta localidade fica situada a 28 km da sede de concelho - Alcácer do Sal, e a 7 km da freguesia da Comporta, a que pertence.
Entre a Península de Tróia e Alcácer, Carrasqueira é uma pequena aldeia de pescadores/ agricultores onde ainda se podem ver cabanas de paredes e tectos de colmo.
Construídas com caniços e madeira que ainda hoje podemos ver na Carrasqueira, fazem lembrar as vidas difíceis dos trabalhadores rurais, dos pescadores e dos salineiros que em tempos habitaram os vastos terrenos da Herdade da Comporta.
António Silva
Página 1
“ Carrasqueira”
Estas construções surgiram da necessidade de alojar os trabalhadores da herdade e tinham um carácter de abrigo provisório.
Os proprietários dos terrenos não permitiam aos seus funcionários edificarem habitações em materiais mais sólidos e duradouros, pois isso, posteriormente, poderia dar-lhes algum direito de posse.
Os trabalhadores eram, assim, obrigados a construir cabanas de colmo, cujo piso era de terra batida ou de barro.
Actualmente, as cabanas de colmo são consideradas património cultural, sendo que algumas delas são usadas como alojamento eco-turístico.
“A Cabana do Pai Tomás”
António Silva
Página 2
“ Carrasqueira”
A Carrasqueira é uma aldeia, encontra-se em meio tipicamente rural, onde predominam as actividades agrícola, piscatória e turística. Possui um cais palafítíco que serve de abrigo aos barcos dos pescadores, assim como de suporte a pequenas palafítas onde são guardados alguns dos utensílios usados na faina da pesca.
António Silva
Página 3
“ Carrasqueira”
Integrada na reserva natural do Estuário do Sado esta Obra-prima da arquitectura popular, o cais palafitico da Carrasqueira, único da Europa, é construído de estacas de madeira irregular, aparentemente frágeis, das décadas de 1950 e 1960, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam.
Ora estão enterradas no lodo, ora na água,