Estudo do comportamento de sensores de temperatura: Termopares e Termístores
Termopares e Termístores
Paulo Jorge Cardoso Carrasqueira 2010136969
Ruben Gustavo de Oliveira Rita 2010144553
Objectivo
O objectivo deste trabalho consiste na determinação da resposta de um Termopar e de um Termístor em função da temperatura. Com a realização da experiência pretende-se determinar os parâmetros das curvas de resposta de cada um dos sensores ( termopar e termístor). Após a determinação das curvas de resposta discutir os resultados obtidos.
Introdução aos fundamentos do método
O funcionamento de um termopar resume-se ao contacto directo de dois metais (através de junções), formando um circuito fechado, onde surge uma força electromotriz entre as duas junções quando estas se encontram a temperaturas diferentes T1 e T2. Essa tensão varia de acordo com uma função do tipo , este efeito designa-se (efeito de Seebeck).
Um Termístor (ou termistor) são semicondutores sensíveis à temperatura. Existem basicamente dois tipos de termístores, os NTC (do inglês Negative Temperature Coefficient) que são termístores cujo coeficiente de variação de resistência com a temperatura é negativo, a resistência diminui com o aumento da temperatura, usados essencialmente como sensores de temperatura, e os PTC (do inglês Positive Temperature Coefficient) , termístores cujo coeficiente de variação de resistência com a temperatura é positivo, a resistência aumenta com o aumento da temperatura, usados essencialmente no controlo de corrente eléctrica.
A dependência da resistência com a temperatura dos termístores pode ser especificada através da expressão: , onde α20 (coeficiente de variação relativa) especifica a dependência da resistência com a temperatura e R20 é o valor da resistência a 20ºC.
Execução experimental
Neste trabalho experimental foram usados como material experimental: um termístor do tipo NTC, um termopar do tipo K , uma base de aquecimento , um voltímetro , um