Laboratório
1º RELATÓRIO
PROPRIEDADES TERMOMÉTRICAS
CURSO: ENGENHARIA HÍDRICA
Prof. Dr. José Carlos Escobar Palacio
ITAJUBÁ - MG
07/05/2014
Introdução
A termometria é um setor da Termologia que estuda a temperatura e suas medidas.
Para a maior parte das pessoas a temperatura é um conceito intuitivo baseado nas sensações de "quente" e "frio" proveniente do tato. Portanto uma vez que os sentidos humanos são extremamente suscetíveis a erros, existe a necessidade de se ultilizar um instrumento normalizado de medição de temperatura que seja independente do operador – o termômetro.
Baseado na lei zero da termodinâmica que estabelece: quando quaisquer dois corpos estão em equilíbrio térmico com um terceiro, então eles estão também em equilíbrio térmico entre sí.
Os termômetros são colocados em contato com um corpo ou fluido do qual se deseja conhecer a temperatura até que entrem em equilíbrio térmico com o respectivo corpo. A escala do aparelho é construída comparando-a com um termômetro padrão ou com pontos físicos fixos de determinadas substâncias.
As escalas Fahrenheit e Celsius são as escalas mais comumente ultilizadas. A escala absoluta de temperatura termodinâmica no sistema internacional de unidades, ou SI, é a escala Kelvin, designado por K. A escala prática de temperatura é a escala Celsius(°C). Ambas estão relacionadas por:
K= °C + 273,15 °
É extremamente importante ressaltar a necessidade da calibração dos sistemas de medição de temperatura, particularmente os sensores que influenciam o processo que está sob estudo, de forma a medir com a exatidão exigida e com uma incerteza conhecida.
Portanto com as devidas medições dentro dos intervalos esperados e a coleta de dados de forma precisa e organizada, nos dará o suporte para chegar as conclusões exatas no que se refere aos diferentes tipos de medições de temperatura.
Objetivo
Este relatório teve como objetivo final encontrar as propriedades