secagem
8,0 – houve um erro no cálculo da umidade absoluta de saturação. Como este erro aparece tanto da determinação no Kx experimental quanto no estimado pelas correlações da literatura a diferença percentual entre os dois resultados não muda, mas os valores absolutos mudam significativamente.
Verificar também os valores calculados
Cleiton C. da Rosa, Diogo da R. Crepaldi, Everton P. da Silva, Luiz C. de Souza Filho, Luciana O. Vieira, Maiko J. Goulart, Marcia D. Dal Pont, Rafaela Martins, Suzete da L. Teza Batista lov@unesc.net; marciadagostim@hotmail.com; fa-martins@hotmail.com; suzeteteza@hotmail.com
Laboratório de Operações Unitárias II – Agenor De Noni Júnior
Resumo: A secagem tem a finalidade de eliminar um líquido volátil, normalmente água, contido num corpo não volátil, através da operação de transferência de massa.
O objetivo do experimento foi à determinação das curvas típicas de secagem bem como determinar o coeficiente de transferência de massa. O experimento foi realizado a uma temperatura de aproximadamente 105ºC e sob as condições de velocidade de ar de 1,0 m/s e 1,8 m/s, onde foi possível estudar a diminuição da umidade presente no corpo de prova.
Os resultados se apresentaram satisfatórios para o experimento realizado, onde o coeficiente de transferencia de massa, resultou em 1096,26 kg/m² h para uma velocidade do ar de secagem de 1,0 m/s e 1591,86 kg/m² h para uma velocidade do ar de secagem de 1,8 m/s, sendo que velocidade ideal de secagem no túnel de vento fica em torno de 2 m/s. Melhor ter comentado sobre a diferenças entre os valores experimentais e estimados a partir da literatura.
Palavras-chave: Secagem; Velocidade de secagem; Teor de umidade.
1. Introdução: A secagem é o tratamento de remoção da água ‘livre’ (umidade) ou de outro solvente de um sistema sólido ou semi-sólido.
A secagem é utilizada para facilitar o manuseio (carregamento, descarregamento, transporte