Efeito Peltier
Disciplina: Tecnologia Mecânica
Professor: Marcio Gomes
Efeito Peltier,
Sensores de Temperatura
Data: 26/05/2013, João Pessoa-PB.
Efeito Peltier
O efeito Peltier é a produção de um sentido de temperatura em duas junções de dois condutores (ou semicondutores) de materiais diferentes quando submetidos a uma tensão elétrica em um circuito fechado. Quando uma corrente é aplicada, o calor move de um lado ao outro – onde ele deve ser removido com um dissipador. Se os polos elétricos forem revertidos, o dispositivo que usa deste principio se tornará em um excelente aquecedor.
É também conhecido como Força eletromotriz de Peltier e é o reverso do efeito Seebeck em que ocorre produção de diferença de potencial devido à diferença de temperatura neste mesmo tipo de circuito.
Estes dois efeitos podem ser também considerados como um só e denominado de efeito Peltier-Seebeck ou efeito termoelétrico. Na verdade, são dois efeitos que podem ser considerados como diferentes manifestações do mesmo fenômeno físico.
Aplicações
O representante do efeito Peltier, e por extensão do efeito Seebeck, no quesito prático são os termopares: dispositivos que geram corrente elétrica a partir de duas junções de metais diferentes em diferentes temperaturas, ou que fazem o processo inverso. Por isso são usados para indicação, controle e alteração de temperatura em muitos processos industriais.
Esquema da organização dos elementos semicondutores em um peltier.
Os termopares de medição usam metais para as junções e os valores de tensão e corrente são bastante baixos. Mas isso não é muito importante, pois a finalidade é apenas medição. Os dispositivos práticos de efeito Peltier usam semicondutores para uma maior densidade de corrente e, assim, de potência.
O efeito Peltier é utilizado em coolers em que usando uma diferença de potencial se pode transferir calor da junção fria para quente aplicando-se a polaridade elétrica adequada.