Efeito Peltier
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
EFEITO PELTIER
CURSO: Engenharia da Computação
Professor TIDIR: Élcio
Amanda Dias Moreira, Marcelino Menezes dos Santos Neves.
1. Introdução
Existe uma preocupação mundial em relação ao meio ambiente. A conservação de recursos naturais é algo fundamental para a sociedade, pois destes recursos é algo prejudicial a todos, o que causa impactos ambientais e acontecimentos catastróficos devido a reação da natureza.
Observando equipamentos modernos, percebe-se uma grande preocupação com a conservação de energia. A cada ano as empresas são obrigadas a criar e aprimorar métodos para conservar energia, visando sempre a economia de energia.
Estudos sobre as propriedades físicas são feitos sempre visando reduzir o consumo de energia de tais equipamentos, para que os recursos naturais para geração de energia sejam utilizados da melhor forma.
Sabe-se que o gasto de energia em sistemas de refrigeração nos equipamentos, tanto industriais quanto residenciais é alto. A questão é: Como conservar energia sem prejudicar o meio ambiente?
Pensando neste problema foi procurada na Física uma solução, segundo Fialho
(2008), Jean Peltier descobriu que se uma corrente elétrica quando se passa entre dois metais distintos, pode se gerar ou absorver calor, dependendo do sentido da corrente para se definir qual o tipo de reação ira acontecer.
O objetivo deste trabalho é verificar como o efeito Peltier pode contribuir com a eficiência energética dos equipamentos que possui sistemas de refrigeração, diminuindo a temperatura sem utilizar movimento mecânico ou gás, mas sim com um equipamento eletrônico e sem agredir o meio ambiente.
1
2. Revisão bibliográfica
2.1.
Efeito Peltier
Para que se compreenda o Efeito Peltier é preciso saber quais foram as descobertas que levou a este processo.
Pode-se dizer que é um efeito termoelétrico, pois segundo Fialho (2008,p.78)