Pastilha de Peltier
GABRIEL THABET
KLEISON ALCANTARA
Pastilha de Peltier
Profº Polleto
Garça
2014
Sumario
Introdução
Termoeletricidade;
Pastilha Termoelétrica (Peltier) – O que é;
Surgimento / História;
Aplicações;
Vantagens e Desvantagens;
Referências;
Introdução
Termoeletricidade
Termoeletricidade é uma forma de energia alternativa que gera eletricidade a partir da ação direta do calor. Quando dois metais ou semicondutores dissimilares são conectados e as junções mantidas a diferentes temperaturas, quatro fenômenos ocorrem simultaneamente: o efeito Seebeck, o efeito Peltier, o efeito Thomson e o efeito Volta. Em 1834, J. C. A. Peltier descobriu que, quando uma corrente elétrica flui pela junção de dois condutores de metais diferentes, calor é liberado ou absorvido pela junção. O sentido da corrente é quem determinará se a junção se aquece ou esfria.
Efeito Termoelétrico
Surgimento / História
J. C. A Peltier descobriu em 1834 que, quando uma corrente elétrica flui pela junção de dois condutores de metais diferentes, calor é liberado ou absorvido pela junção. O sentido da corrente é quem determinará se a junção se aquece ou esfria. Este efeito depende dos condutores usados e da temperatura da junção; ele não está associado com o potencial de contato gerado entre dois metais distintos, não depende da forma ou dimensões dos materiais que compõem a junção.
Principio de Peltier
Peltier, enviando uma corrente elétrica por um termopar feito de antimônio e bismuto, conseguiu congelar uma gota de água. Foi a primeira demonstração de uma refrigeração termelétrica.
Pastilhas Termoelétricas (Peltier)
O inversor de Peltier usa da termoeletricidade para manter uma máquina térmica ás avessas. Como referência, um modelo didático do inversor apresenta um terminal vermelho e outro preto. Se o terminal vermelho for ligado ao pólo