Materiais Cerâmicos
Hemilly Padilha Cordeiro
Douglas dos Santos Oliveira
Enerdan Fernando Dal Ponte Junior
A Química na Engenharia Elétrica
Materiais Cerâmicos
Cascavel
2015
Cerâmica
A palavra cerâmica vem do grego “keramos”, e seu significado é “coisa queimada”. Este nome é dado, já que a cerâmica é obtida através de um processo de tratamento térmico de alta temperatura. A maioria dos materias cerâmicos são compostos entre elementos metálicos e não metálicos, para os quais as ligações entre atomos são ou totalmente iônicas, ou predominantemente iônicas, mas tendo algum caráter covalente.
Produtos cerâmicos estão por toda parte. Mas o conhecimento que as pessoas tem sobre cerâmica, em geral, referem-se a objetos como pratos, vasos, obras de arte e etc. Apesar de que estes produtos realmente sejam feitos de cerâmica, eles passam uma idéia pouco precisa de quão vasto é o universo da indústria de cerâmica nos dias de hoje.
Materiais cerâmicos são muito usados em resistores e capacitores, em memória de compudadores, velas na combustão interna de motores de automóveis graças à sua ótima isolação de alta-voltagem. Recentemente, vem sendo aplicada em supercondutores de alta temperatura, já que uma das características mais atrativas nos materiais cerâmicos, é a resistência ao calor.
Resistor Cerâmico.
A cerâmica inclui itens tão delicados que podem ser quebrados por um simples toque. Mas também inclui itens tão resistentes, que são capazes de proteger aviões, com um escudo de cerâmica, que é leve, e muito resistente ao impacto.
Embora não pareça, a cerâmica divide-se e subdivide-se em vários grupos. Existe a cerâmica vermelha, que é muito empregada na construção civil, e materiais como tijolos, telhas, lajes e etc. fazem parte deste grupo.
Existe também a cerâmica branca, que abrange materiais constituidos por um corpo branco e em geral, são cobertos por uma camada de vidro transparente e incolor. Subdivide-se em dois grupos, um