TCC APRESENTADO A FAC
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS REGULARES
CURITIBA/PR
2015
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ
VALERIA SANTOS MACHADO
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS REGULARES
Trabalho entregue à Faculdade São Braz, Como requisito legal à convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu Educação Especial Inclusiva, com ênfase na Deficiência Intelectual conforme Norma Regimental Interna e Art. 206, Inciso I, da LDB 9394/96.
CURITIBA/PR
2015
RESUMO
O presente artigo refere-se a desvendar a realidade da inclusão em escolas regulares, práticas adotadas e seus desafios. Para entender o caminho das escolas na busca de implementar uma educação inclusiva; do aprender na diferença surgem os desafios e também as possibilidades do desenvolvimento de estratégias, a fim de desenvolver um ensino diferenciado e adequado às reais necessidades do educando, o que requer uma formação continuada dos professores e o repensar de suas práticas, bem como mudanças nas políticas educacionais que respaldam a Educação Inclusiva; Nesta pesquisa será colocado em questão a eficácia das leis, teoria e prática da Educação Inclusiva e de que forma devemos adequar a realidade para que se torne eficaz a aplicação das mesmas. A presente pesquisa será realizada com apoio em material bibliográfico, utilizando os pressupostos teóricos de pesquisadores pautados na teoria construtivista de Vygotsky , bem como a questão da afetividade estudada por Piaget, mestres e percursores da pedagogia moderna. Palavras–chave: Inclusão. Integração. Realidade. Desafios.
1. INTRODUÇÃO:
A primeira Conferência da Rede Ibero-Americana de Organizações não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias realizada em âmbito mundial, reuniu em Caracas, entre os dias 14 e 18 de outubro de 2002, representantes que discutiram a respeito da necessidade de se