Materiais ceramicos
Plasticidade - é a propriedade que as argilas têm de se tornarem moldáveis após absorção de uma certa quantidade de água e de um tratamento que se chama, amassar. É a principal característica das argilas.
Resistência - é a propriedade que as argilas adquirem após a secagem e depois da cozedura, de não sofrer deformações do seu aspecto, resistindo ao calor e à corrosão.
Impermeabilidade - é a propriedade que as argilas adquirem após a cozedura, de não absorver qualquer líquido que a venha a dissolver. Ainda possibilita às peças conter líquidos sem os verter.
Sonoridade - é a propriedade que as argilas têm de após a cozedura de emitir sons, mediante batimentos com alguma força.
Cor - de acordo com a natureza da sua composição, a argila apresentará tonalidades diferentes. Os óxidos de ferro imprimem à argila novas cores, as argilas ricas em matéria orgânica apresentam tons acinzentados. A cozedura altera a cor inicial das argilas.
■ Materiais cerâmicos são geralmente uma combinação de elementos metálicos e não-metálicos (formam óxidos, nitretos e carbetos) ■ Geralmente a ligação predominante é iônica ■ Geralmente são isolantes de calor e eletricidade ■ São mais resistêntes à altas temperaturas (devido ao elvado PF) e à ambientes severos que metais e polímeros ■ Com relação às propriedades mecânicas as cerâmicas são duras, porém frágeis ■ Em geral são leves
Introdução aos Materiais Cerâmicos
Sumário
Introdução Processamento de materiais cerâmicos Propriedades mecânicas
As Cerâmicas compreendem todos os materiais inorgânicos, não-metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas Cerâmica vem da palavra grega keramus que significa coisa queimada Numa definição simplificada, materiais cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com exceção do carbono. Podem ser simples ou complexos. Exemplos: SiO2( sílica), Al2O3 (alumina),