materiais ceramicos
Introdução
Este trabalho é focado nos materiais cerámicos no nosso dia a dia. Alguns dos pontos principais relacionados com este tema, são:
O que são materiais cerámicos;
Caracteristicas dos materiais cerámicos;
Processo de fabrico e tipos de argilas;
Vidros, cerámica tradicional, cerámica artistica e cerámica avançada;
Aplicações dos materiais cerámicos no dia a dia;
Materiais Cerámicos
Cerâmicos são materiais inorgânicos e não-metálicos que consistem em compostos que são formados entre elementos metálicos e não-metálicos, para os quais as ligações interatômicas ou são totalmente iônicas ou são predominantemente iônicas com alguma natureza covalente.
O termo cerâmica vem da palavra grega “keramitos”, que significa matéria prima queimada, indicando que as propriedades desejáveis desses materiais são normalmente atingidas através de um processo de tratamento térmico a alta temperatura conhecido por ignição. Foi durante o Neolítico, fase do desenvolvimento técnico das sociedades humanas, que a cerâmica foi inventada.
Materiais Cerámicos – Caracteristicas
Reações termoquimicas - Na fabricação dos materiais cerâmicos ou cerâmicas, os insumos são submetidos a altas temperaturas, resultando em reações termoquímicas que produzem as ligações atômicas no material.
Alta dureza e alta fragilidade - Uma razão para a dureza e a fragilidade destes materiais é a dificuldade do escorregamento (ou movimento de discordância). Esta é uma conseqüência da natureza eletricamente carregada dos íons. Para escorregamento em algumas direções, íons de carga similar são colocados em estreita proximidade entre si; por causa da repulsão eletrostática, este modo de escorregamento é muito restringido.
Figura . Cerâmica fluida - Coleção de utensilios de mesa
Estrutura cristalina complexa - Material cristalino é aquele no qual os átomos encontram-se ordenados sobre longas distâncias atômicas formando uma estrutura