Expressiomismo
1068 palavras
5 páginas
O EXPRESSIONISMO__________________________________
Estudos Literários
"Munch poderia ter replicado que um grito de angustia não é belo, que seria uma falta de sinceridade olhar apenas o lado agradável da vida. [...]" (Gombrich. História da Arte)
O movimento de vanguarda conhecido por Expressionismo surgiu na Alemanha por volta de 1910, trazendo uma forte herança da arte do final do século XIX, cuja preocupação era encontrar formas de expressar as manifestações do mundo interior. Desenvolveu-se paralelamente ao Futurismo na Itália e ao Cubismo na França. Durou até cerca da metade da década de 1920. Muitos dos artistas eram ligados a grupos políticos de esquerda.
Inicialmente, o Expressionismo dava destaque à pintura; depois o movimento evoluiu para a música, o teatro, o cinema e a literatura. Na literatura, inverte o processo do Impressionismo, ou seja, procura materializar, numa folha de papel, o mundo interior do escritor, por meio da análise minuciosa do subconsciente das personagens e metáforas exageradas ou grotescas; seguindo assim, uma linha desagregacionista e ilógica, que é a própria expressão dos conflitos e paixões de seus adeptos; pouco importando os conceitos vigentes de belo e feio. Daí, o enfoque pessimista da vida, marcado por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade. De modo geral, a linguagem é direta, com frases curtas. Embora, os expressionistas expressassem o mundo de seus sonhos, havia também a preocupação social da denúncia:
Fim do Mundo
O chapéu do burguês está voando de sua aguda cabeça,
Em todos os ares está ecoando a gritaria.
Os telhados estão caindo e despedaçando-se, e no litoral – lê-se – está subindo a preamar:
A tempestade aí está, os mares selvagens saltam
Para a terra, para destroçar os grossos diques. [...] (Hoddis, Jakob van. In: Demokrat, 1911.)
Dos manifestos expressionistas, destaco um trecho do escritor Kasimir Edschmid, pseudônimo de Eduard