Efeito peltier
Remover calor de um corpo ou ambiente transferindo para outro é o princípio da termodinâmica. Aparelhos modernos são utilizados em quase todos os setores da nossa vida moderna, seja no setor doméstico, comercial ou industrial. O avanço da refrigeração melhorou a qualidade de vida.
As aplicações de módulos termoelétricos em sistemas de refrigeração vão desde, por exemplo, resfriamento de dispositivos eletrônicos discretos, passando por equipamentos militares, equipamentos de telecomunicações, equipamentos médicos até aplicações do cotidiano como refrigeração de ambientes de automóveis e etc. Pastilhas termoelétricas podem ser utilizadas eficazmente no campo de resfriamento dos dispositivos discretos e também possuem capacidade de refrigerar abaixo da temperatura do ambiente, diferentemente de outras técnicas de refrigeração que não possuem tal capacidade. As pastilhas também são muito compactas, silenciosas, e não possuem peças móveis, exceto os elétrons. São dispositivos que requerem pouca ou nenhuma manutenção e são muito pequenos em comparação com outros sistemas, por isso são utéis quando existe uma quantidade limitada de espaço no sistema. As pastilhas podem também ser empilhadas em cima umas das outras para criar maiores diferenças de temperaturas.
E é através deste avanço que esse trabalho foi desenvolvido, visando conhecer profundamente o efeito Peltier, através de pesquisas visando a viabilidade da utilização deste efeito na refrigeração, além de satisfazer interesses na graduação de Engenheiro Mecânico com ênfase na área térmica.
1.1 Histórico
A história do efeito termoelétrico começa em 1821 através do físico Thomas Johann Seebeck (1770 - 1831) que descobriu o efeito termoelétrico que refere que, uma junção de metais distintos produz uma tensão elétrica cujo valor depende dos materiais que a compõem e da temperatura a que se encontra (Figura 1). Este efeito é conhecido como efeito de Seebeck e é neste princípio que se baseia o