Vo2 / lactato
Níveis Sanguíneos de Lactato
Tradicionalmente, as fisiologistas consideravam o surgimento de lactato nos músculos e no sangue após o exercício como indicando a contribuição do metabolismo anaeróbio para a busca energética do exercício.
O papel do lactato funciona como um intermediário metabólico tendo apenas como finalidade a reconversão para piruvato. Até 50% da glicose catabolizada para a obtenção de energia são transformadas em lactato que, por conseguinte, irá funcionar como um substrato relevante nas vias responsáveis pelo armazenamento e pela geração de energia dos diversos tecidos.
Com o aumento de intensidade do exercício, ocorrerá uma maior produção de lactato que se irá reflectir no aumento da síntese do ATP pelas vias anaeróbias. Aproximadamente 70% da produção total de energia durante 30 segundos de exercício derivam da glicose anaeróbia e a energia restante sendo gerada pelas vias aeróbias.
Pesquisa: Uma Medida Importante da Capacidade Funcional Cardiorrespiratória
Mitchell JH, et al. The physiological meaning of the maximal oxygen intake test. J Clin invest 1958; 37; 538 Na década de 1920, A. V. Hill e seus cooperantes consideravam o consumo máximo de oxigénio (VO2máx) como sendo o único e melhor componente para avaliar a capacidade cardiorrespiratória. Fisiologicamente, Hill afirmava que o VO2máx era completamente independente de outros sistemas, tais como, os sistemas circulatório e respiratório. Porém, essa afirmação ainda não tinha sido confirmada experimentalmente, logo, ainda não se tinha alcançado uma interacção estabelecida entre outros parâmetros fisiológicos. Dessa maneira, Mitchell com o auxílio de outros pesquisadores decidiram investigar as possíveis relações entre o VO2máx e as mensurações cardiovasculares – pulmonares. Assim, para realizarem os testes pretendidos, sessenta e cinco homens foram escolhidos para executarem um exercício progressivo e descontínuo na esteira