competitivismo
Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx.):
É a taxa máxima que o organismo de um indivíduo tem de captar e utilizar o oxigênio do ar que está inspirando para gerar trabalho.
VO2 max é diferente de VO2
VO2 refere-se ao consumo de oxigênio pelo organismo numa determinada intensidade de exercício.
Tanto VO2máx. (consumo máximo de oxigênio) como VO2 (consumo de oxigênio) podem ser expressos em:
a) l . min-1 (litros por minuto = litros de oxigênio absorvidos no espaço de tempo de 1 minuto, pode ser chamado de valor absoluto, Adams 1994). ou b) ml . kg -1 . min -1 (mililitros por quilograma de peso por minuto = mililitros de oxigênio absorvidos por quilograma de peso corporal no espaço de tempo de 1 minuto, pode ser chamado de valor relativo, Adams 1994)
Na literatura também encontramos essas duas expressões na seguinte forma: l/min para expressar l . min-1 e ml/kg/min para expressar ml . kg -1 . min-1
As expressões l . min-1 e ml . kg -1 . min -1 são consideradas cientificamente corretas.
Para se obter o VO2max relativo a partir do valor absoluto basta transformá-lo em mililitros (ML) e dividi-lo pelo peso corporal do indivíduo. Isto é, um indivíduo que pese 70 kg e possua um VO2 max absoluto de 3,5 l/min-1 terá um VO2max relativo de 50,0 ml . kg -1 . min -1.
Caso tenha o VO2max relativo em mãos e queira transformá-lo em absoluto basta multiplicá-lo pelo peso corporal.
Pergunta:
Um sujeito pesa 80 kg e tem um VO2 máximo absoluto de 3,8 min-1 , qual será o seu VO2 máximo relativo?
Resposta:
3,8 litros (l) é igual a 3.800 mililitros (ml)
3.800 ml / 80 kg / min
47,5 ml . kg -1 . min -1
O VO2max é um bom índice para que possamos classificar o nível de aptidão cardiorrespiratório, ou seja, para que possamos comparar com dados estatísticos. Todas as tabelas de classificação de aptidão física foram desenvolvidas a partir de pesquisas realizadas sobre o consumo máximo