fisics
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
O século mais importante para entender a história da Educação Física é o século XIX onde foi elaborados conceitos sobre o corpo e a utilização de força para o trabalho, nesse período na Europa a classe operaria foi utilizada pela burguesia, e para manter sua hegemonia ela necessitou da criação de um novo homem que possa suporta um novo modo de reproduzir a vida sob novas bases, a construção desse homem será integral, ela “cuidará” dos aspectos mentais, intelectuais, culturais e físicos.
Conforme Soares (2004, p.5-6)É nesta perspectiva que podemos entender a Educação Física como disciplina necessária a ser viabilizada em todas as instâncias, de todas as formas, em todos os espaços onde poderia ser efetivada a construção deste homem novo: no campo, na fabrica, na família, na escola. A Educação Física será a própria expressão física da sociedade do capital. Ela encarna a expressão física os gestos automatizados, disciplinados, e se faz protagonista de um corpo “saudável”: torna-se receita e remédio para curar os homens de sua letargia, indolência, preguiça, imoralidade, e, desse modo, passa a integrar o discurso médico, pedagógico... familiar
A Educação Física é uma expressão de visão biológica, que é naturalizada dos indivíduos seja ela que se estrutura fora da escola ou no interior da escola.
No Brasil a Educação Física passou por diversas etapas que, por sua vez, possuíam diversas concepções relacionadas à função da própria educação física em como conhecer e trabalhar o corpo. As tendências podem ser reconhecidas e divididas em:
A EDUCAÇÃO FÍSICA HIGIENISTA (1889-1930) – dava se ênfase a saúde, cabendo no papel da educação física a formação de indivíduos fortes, saudáveis e propensos à aderência a atividades boas em detrimento de maus hábitos. Tinha por finalidade proporcionar aos alunos o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito,