Introdução da Educação Física
O surgimento da educação física está associado de forma intima com o surgimento dos primeiros hominídeos na terra, a necessidade fazia com que esses homens desenvolvessem habilidades corporais a fim de vencer os desafios pela sobrevivência, através da caça e pesca fuga de predadores, cantos danças e também rituais.
Importância da Grécia na educação física: Sem dúvida nenhuma, a civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi à grega, através da sua cultura. Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais.
Esparta: A mentalidade espartana, fundamentalmente guerreira, orientava a educação física das crianças para o combate. Assim desde muito pequenos, tanto meninos como meninas recebiam em Esparta uma dura preparação física, na qual até se utilizava a crueldade. Já aos 7 anos de idade eram separados dos seus pais e passavam a depender exclusivamente do Estado. Só as crianças consideradas fortes eram dignas de receber educação; as débeis eram excluídas ou mesmo assassinadas. Os jovens exercitavam-se fora da cidade, no dromos (Iugar para correr), ou, dentro dos seus limites, na palestra (recinto para a luta).
Atenas: Em Atenas, a preparação guerreira estava em segundo plano. Porem era essencialmente importante tanto para a produção da beleza física, quanto para a formação do caráter. A educação grega tem o mérito de combinar o intelectual com a comunhão física do corpo.
Idade Média (Idade das trevas): A Idade Média foi uma época com pouco desenvolvimento cultural, pois a cultura foi controlada pela Igreja Católica. Onde não ocorreu desenvolvimento científico e técnico, pois a Igreja impedia estes avanços ao colocar a fé como único caminho a seguir.
Período Renascentista: Foi o renascimento da ciência, acelerando o progresso cultural, a razão passou a ser o