introdução educação fisica
A Educação física começou quando o homem sentiu necessidade de caçar e lutar pra sobreviver, assim ele começou exerce seus movimentos naturais mais básicos desde que que se colocou de pé. Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim, entre outros. Exercício físico é uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, que visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras. Exemplos: natação, musculação, lutas marciais, entre outros. Educação Fisica consiste em um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas para promover o condicionamento físico de crianças, jovens e adultos através da prática de diferentes modalidades esportivas.
História da educação física no Mundo
China: Exercicios físicos com finalidade terapêuticas , higiênicas e para treinamentos de guerreiros. India: A educação física era vista como uma doutrina a ser seguida, de foco fisiológico e com indispensáveis necessidades militares. Japão: A Educação Física possuía fundamentos médicos, higiênicos, filosóficos, morais, religiosos e guerreiros. Os samurais são um exemplo de guerreiros feudais originados da pratica da Educação Física no Japão.
Egito: Os exercícios Gímnicos formaram a ginástica egípcia dotada de equilíbrio, força, flexibilidade e resistência.
Grecia: Foi o pais que mais influenciou na educação física, nasceram na Grécia os termos halteres, atleta, ginástica pentatlo, entre outros.
Roma: Os romanos absorveram parte da cultura grega, s atividades físicas antes destinadas a praticas militares passou a ser cultura e lazer. Foi no período romano que surgiu a famosa frase “Mens sana in Corpore Sano”. A Idade Média foi marcada pelo