trabalho
LIMIAR ANAERÓBIO
Prof. Alex Oliveira
Essa apostila tem como objetivo apresentar algumas referências sobre o assunto: LIMIAR ANAEROBIO (LA), pois entendemos que este assunto é de fundamental importância para a Educação Física. Não temos a pretensão de que essa apostila seja uma ferramenta com as terminologias características do rigor científico.
Apesar de ser um tema relativamente novo na fisiologia do exercício, tem sido alvo de muitos estudos nos últimos anos. No entanto ainda existem muitas dúvidas a seu respeito.
O conceito do Limiar Anaeróbio é aceito na grande maioria dos laboratórios de fisiologia do exercício do mundo todo, no entanto existe uma certa controversa sobre o Limiar Anaeróbio, principalmente sobre qual metodologia utilizar para sua determinação. Como existem muitas maneiras e protocolos para sua determinação os resultados nem sempre podem ser comparados. Quando a determinação do LA é realizada por uma metodologia A e comparada com a metodologia C ou E, podemos ter resultados divergentes.
Geralmente as divergências ocorrem pelo fato de resultados de uma pesquisa realizada a partir de uma determinado protocolo serem comparados com resultados de outra pesquisa realizada a partir de outro protocolo.
Entendemos que, independentemente de terminologias e discussões sobre o rigor científico de tal assunto, é muito importante que utilizemos esse conceito em maior escala, para que a prática possa contribuir para um maior consenso sobre o assunto.
Vamos iniciar a apresentação desse tema com a exemplificação de um relatório emitido por um laboratório de fisiologia do exercício.
Índices relacionados a um relatório de fisiologia do exercício
Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx.):
É a taxa máxima que o organismo de um indivíduo tem de captar e utilizar o oxigênio do ar que está inspirando para gerar trabalho.
VO2 max é diferente de VO2
VO2 refere-se