Disciplinas psicopedagogia
A primeira vez que se encontrou referência ao superdotado na legislação foi em 1971, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 5692/71,
O interesse em saber qual a origem da inteligência é tão antigo quanto as tentativas de desenvolver testes e instrumentos para medi-la.
A história das altas habilidades/superdotação no Brasil registrou os primeiros atendimentos na área, na década de 1940, com a psicóloga e educadora russa Helena Antipoff, quando criou a Fazenda do Rosário para receber, em regime de internato, meninos “excepcionais”, de Belo Horizonte. criação do Núcleo de Apoio a Aprendizagem do Superdotado (NAS) no ano de 1975 (em Brasília)
Em 1978, originou-se a Associação Brasileira de Superdotação, com sede no Rio de Janeiro. instituição do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) no ano de 2005, em todos os estados brasileiros e Distrito Federal
O NAAH/S é um serviço de apoio pedagógico especializado, destinado a oferecer suporte aos sistemas de ensino no atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos com AH/SD, visando impulsionar ações de implementação das políticas de inclusão (BRASIL, 2006).
os principais norteadores propostos pelo MEC, Gardner e Renzulli
preconceitos, descritos por Winner:
Superdotação é um fenômeno raro;
Constituem um grupo homogêneo em termos cognitivos e afetivos;
Apresentará necessariamente um bom rendimento na escola;
Tudo é fácil para a pessoa superdotada;
Ele é egoísta e solitário;
As crianças superdotadas se autoeducam, não precisam de ninguém;
Crianças superdotadas serão adultos