Magnesio
O QUE É ? O magnésio é um mineral encontrado nos alimentos e que é muito importante para as funções normais no organismo como a contração muscular ou a composição do sangue. O mineral influencia o metabolismo ósseo de forma indireta, por meio do seu papel no metabolismo do ATP, como um co-fator de mais de 300 enzimas e por efeito direto na qualidade do osso, prevenindo a formação de cristais grandes, o que resultaria em um osso mais frágil.
A FALTA DELE, COMO REPOR E O EXCESSO
Cerca de 60% de todo o magnésio do organismo, encontra-se no osso. Quando carente, o organismo lança mão das reservas do nutriente presente no osso para garantir o funcionamento de funções vitais como batimento cardíaco, contrações musculares e transmissões nervosas. Além disso, a deficiência de magnésio altera o metabolismo do cálcio, resultando em deficiência do nutriente. A falta de magnésio no organismo pode provocar: falta de apetite, náusea, vômito, sonolência, fraqueza, espasmos musculares e tremores.
As causas mais comuns de carência de magnésio (hipomagnesemia) são má absorção intestinal, alcoolismo, aumento da excreção pelos rins ou inanição, assim como tratamentos com diuréticos, com a anfotericina B (um medicamento antifúngico) ou com a cisplatina (um medicamento antineoplásico) também pode causar hipomagnesemia.
O magnésio deve ser reposto quando a deficiência produz sintomas ou quando a concentração de magnésio é inferior a 1 mEq por litro de sangue. Pode ser administrado pela via oral ou injetável.
A concentração alta de magnésio pode ocorrer em pacientes com insuficiência renal e pode acarretar fraqueza, hipotensão arterial e dificuldade respiratória.
ONDE ENCONTRAR
Vegetais folhosos, seguido por legumes, produtos marinhos, nozes, cereais e derivados do leite,
Frutas: Abacate, banana e uva.
Verduras: beterraba, quiabo, batata, espinafre e couve.
Grãos e derivados: Granola, aveia, farelo de milho e gérmen de trigo.
Nozes e Sementes: