Miastenia Gravis
Andressa Smaniotto Karla Perassolo Patrícia Dalbem
SETREM 2013
Definição Miastenia Gravis é uma doença autoimune da porção pós-sináptica que ocorre nas junções neuromusculares. Os músculos viscerais não são afetados, apenas os estriados esqueléticos. Apresenta-se também como miastenia neonatal, que se dá quando uma paciente de miastenia é gestante, passando a doença para o bebê apenas quando ele nasce.
Histórico
A palavra mhyastenia gravis tem origem grega e latina: Mys= músculo Astenia=fraqueza Gravis= pesado, severo. A primeira descrição da doença foi em 1672 e foi percebida pelo clínico inglês Thomas Willis que observou em seus pacientes uma curiosa fraqueza muscular. Willis deu a essa doença o nome de “paralysia spuria non habitualis”. Ao longo do tempo, outros médicos relataram episódios semelhantes de fraqueza muscular, porém definindo a doenças com outros nomes.
Epidemiologia
Tem prevalência de um caso em cada dez mil pessoas e atinge principalmente mulheres, sendo provável dos vinte aos quarenta anos de idade, e nos homens, dos sessenta aos setenta anos.
Fisiopatologia
Miastenia gravis é uma doença autoimune, ou seja, ocorre uma falha no sistema de defesa do organismo, ocasionando a produção de anticorpos, que atacam o organismo do paciente, bloquiando os receptores de acetilcolina, impedindo a continuidade da transmissão muscular.
Manifestações Clínicas
Os sintomas iniciais de Miastenia Gravis são:
Fadiga extrema.
Ptose palpebral: Pálpebras caídas.
Disfagia: Dificuldade de mastigar e engolir.