MIASTENIA GRAVIS
Lourdes Deliberal SP 952264
FUNCIONAMENTO DA PLACA MOTORA
MIASTENIA GRAVIS
São Paulo
2014
Lourdes Deliberal SP 952264
FUNCIONAMENTO DA PLACA MOTORA
MIASTENIA GRAVIS
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Biomedicina do Centro Universitário São Camilo orientado pela Professora Maria Anete Lallo, para obtenção do título de Graduado em Biomedicina.
São Paulo
2014
Sumário
1. Introdução 4
2. Objetivo Geral 5
3. Objetivo Específico 5
4. Métodos 7
5. Desenvolvimento 8
5.1 Fisiologia da Placa Motora 8
5.2 Sinais e Sintomas da Miastenia Gravis 9
6. Conclusão 11
7. Referências Bibliográficas 12
1 INTRODUÇÃO A Miastenia gravis é uma doença neurológica autoimune que afeta a porção pós-sináptica da junção neuromuscular. A origem precisa da resposta imune é desconhecida, mas as anormalidades do timo certamente desempenham papel relevante na gênese dos anticorpos contra os receptores nicotínicos da placa motora. Essas reações com anticorpos suscitam ativação do sistema do complemento, que resultam, em lesão da membrana muscular e dos canais de sódio (CARVALHO et al, 2005). É caracterizada por fraqueza muscular, cuja patogenia está relacionada com a destruição da transmissão neuromuscular por diferentes mecanismos, como diminuição dos receptores nicotínicos de acetilcolina, destruição das proteínas envolvidas com a formação neuromuscular ou pela atuação de anticorpos contra uma proteína quinase específica do músculo (GYUTON E HALL, 2011).
2 OBJETIVO GERAL Entender o potencial de ação da placa motora.
3 OBJETIVO ESPECÍFICO Conhecer a fisiopatologia da Miastenia Gravis em deficiência à transmissão neuromuscular.
4 MÉTODOS Foi realizada uma revisão bibliográfica, e artigos disponíveis em bases de dados como Medline, Scielo e Google Acadêmico.
5 DESENVOLVIMENTO 5.1 Fisiologia da Placa Motora A Junção Neuromuscular é uma sinapse