Miastenia Gravis
É uma doença crônica que impede a comunicação natural entre os nervos e os músculos e causa fraqueza e fadiga quando o músculo é exigido. Esse cansaço tende a aumentar com o esforço repetitivo e a diminuir com o repouso. As palavras "Miastenia gravis" têm o significado de fraqueza muscular grave.
A miastenia gravis, ou miastenia grave, é uma doença caracterizada pelo surgimento de episódios de debilidade muscular como resultado de uma anormalidade no funcionamento da junção neuromuscular. Nessa doença, o sistema imune produz anticorpos que atacam os receptores localizados no lado muscular da junção neuromuscular. Os receptores lesados são os que recebem impulsos nervosos por meio da ação da acetilcolina, que é um neurotransmissor. Não se conhece ainda o episódio desencadeante que faz com que o organismo produza anticorpos que atacam receptores da sua própria acetilcolina.
Há duas formas de miastenia: a autoimune ou adquirida, e a congênita.
Na autoimune, a resposta imunológica se volta contra os componentes da placa motora responsável pela transmissão do estímulo nervoso que faz o músculo contrair. Como resultado, as fibras musculares afetadas acabam se atrofiando ou se degenerando, causando dificuldades para realizar movimentos como abrir e fechar os olhos, falar, mastigar, engolir, mover a cabeça, pegar ou andar.
Na congênita, os anticorpos produzidos pela mãe podem se transmitidos para o feto através da placenta. Isso resulta na miastenia neonatal caracterizada pelo surgimento de debilidade muscular no recém-nascido, desaparecendo poucos dias, ou semanas, após o nascimento.
A doença pode manifestar-se em qualquer idade, acontece mais as mulheres do que os homens, normalmente entre 20 e 40 anos. Depois dos 60 anos, essa relação se inverte.
Os sintomas mais comuns são:
Visão dupla (Diplopia);
Pálpebras caídas (Ptose palpebral);
Dificuldade em falar, com voz nasalada (Difonia);
Dificuldade para engolir (Disfagia);