Miscigenação
Eleana S. Stork dos Santos
Cláudia Zopelari
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Pedagogia (PED0538) – Trabalho do Módulo IV
11/12/2013
RESUMO
A cultura do povo brasileiro é o resultado da miscigenação ética e cultural, principalmente dos povos indígenas, africanos e europeus.
A Pluralidade cultural é o estudo das diferentes culturas e deve contribuir para a formação de uma nova mentalidade, onde toda forma de discriminação e exclusão seja superada.
Palavras-chave: Miscigenação, Cultura, Transversalidade
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho faremos um paralelo sobre a formação da cultura brasileira e a cultura dos dias atuais. Valorizar a diversidade da cultura local, planejando junto com a escola de acordo com o PCN.
Cultura fala em relação a humanidade, ela é como um todo e, ao mesmo tempo, cada um dos povos, cada região possui particularidades e uma caminhada histórica
O ato de ensinar acriança a ler e escrever tanto ontem como hoje revela a forma de como o professor entende a criança aprende. A alfabetização não é uma realidade fora da história, por trás daquilo que se chama “saber ler escrever”.
2. Como se deu a formação da cultura brasileira, traçando um paralelo com a cultura contemporânea;
A cultura brasileira começou a partir da mistura de vários povos(indígenas, africanos e europeus).
Os índios viviam em comunidade até a chegada dos europeus. Todas as tarefas eram divididas, cada um era dono de sua própria terra e alimentos produzidos e caças. A partir da chegada dos europeus os indígenas começaram a ser explorados pelos europeus para colonização e exploração de novas terras. E assim também a igreja católica nas primeiras expedições ao Brasil começou a civilizar os indígenas a maneira deles.
Porém com a vinda dos escravos africanos nascem as crenças afro-brasileiras, que é a integração de crenças africanas à religião católica. E nisso os africanos se