Miscigenação
GEOGRAFIA
MISCIGENAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL
Dois temas que envolvem a população brasileira e o mundo todo
Ano: 2º A
Data: 4 / 11 / 14
Miscigenação
A predominância em nosso país era, em sua maioria, de índios. A chegada dos portugueses mudaram totalmente a cultura desse povo, escravizando homens e mulheres atrás de riquezas e território.
Com o abuso sexual, começaram a surgir etnias misturadas entre brancos, índios e negros. Mas isso não seria o suficiente para ‘’clarear’’ a população, então, a imigração foi iniciada.
Europeus vieram ao Brasil , sempre tendo preferências em qualquer tipo de trabalho e fazendo casas boas com empregados (os escravos, que futuramente, viraram empregados).
Ainda hoje, vemos cargos de pouca remuneração ocupados por negros, e mesmo as crianças de bairros pobres, não tem o ensino básico para conseguir um bom trabalho, criando um ciclo sem fim de desigualdade.
Desigualdade Social
As diferenças sociais não surgiram há pouco tempo. Elas vem de antigas civilizações, quando os trabalhadores tinham áreas de alto ou baixo nível, pagavam impostos caros e tinham más condições de vida.
A miscigenação trouxe grande desigualdade para com os negros e índios, que não tinham condições básicas de vida e nem conseguiam trabalho fixo, construindo casas precárias em lugares ainda piores.
Refletindo isso nos dias de hoje, temos uma clara má distribuição de renda no nosso país, em que a maior parte dos cargos altos é ocupada por brancos e os salários mais baixos são para pessoas negras ou de regiões muito pobres.
Com o alto poder que os europeus adquiriram, tivemos uma separação radical entre quem trabalharia em condições precárias e quem merecia um bom trabalho. Isso ainda acontece hoje, mas de forma menos escandalosa.
Nosso país tem condições para ser muito mais avançado, mas em todas as áreas de trabalho, faltam recursos. Sem recursos, as pessoas perdem