MISCIGENAÇÃO
O que é?
Popularmente, considera-se miscigenação a união entre brancos e negros, brancos e amarelos, e entre amarelos e negros, ou seja, os grandes grupos de cor em que se divide a espécie humana e que, na concepção popular, são tdos como "raças".
Brancos, negros e amarelos, no entanto, não consttuem raças no sentdo biológico, mas grupos humanos de signifcado sociológico que o senso comum identfca por um traço peculiar - no caso, a cor da pele.
A
MISCIGENAÇÃO
NO BRASIL
A população brasileira que hoje é bastante formou-se a partr de três grupos étnicos básicos: o indígena, o branco e o negro.
Povos indígenas: antes do descobrimento do
Brasil, o território já era habitado por povos natvos, os índios. Existem diversos grupos indígenas no país, entre os principais estão:
Karajá, Bororo, Kaigang e Yanomani. No passado, a população desses índios era de quase 2 milhões de pessoas.
Povos africanos: grupo humano que sofreu uma migração involuntária, pois foram capturados e trazidos para o Brasil, especialmente entre os séculos XVI e XIX. Nesse período, desembarcaram no Brasil milhões de negros africanos, que vieram para o trabalho escravo.
• Imigrantes europeus e asiáticos: os primeiros europeus a chegarem ao Brasil foram os portugueses. Mais tarde, por volta do século
XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande número de imigrantes europeus e também asiátcos.
• Na primeira metade do século XX, pelo menos quatro milhões de imigrantes desembarcaram no Brasil. Dentre os principais grupos humanos europeus, destacam-se: portugueses, espanhóis, italianos e alemães.
Em relação aos povos asiátcos, podemos destacar japoneses, sírios e libaneses.
• A intensa miscigenação ocorrida entre esses grupos deu origem aos três tpo principais de mestços: Mulato: branco +negro
Caboclo: branco +índio
Cafuzo: negro +índio
• Como ela surgiu no Brasil??
Com a chegada dos portugueses que mentam relações com índias ou escravas negras, as
mulheres