Questionario
Normalmente essas sensações desagradáveis são provocadas por movimentos imaginários ,inteiramente anômalos e forçados, como se as articulações se movessem no sentido antinatural , provocando dor. Essas estranhas percepções de regiões do corpo que não existem são chamadas atualmente síndrome do membro fantasma. Além disso , uma representação cortical do membro amputado ainda existe, a dor fantasma pode enganar o cérebro e reestabelecer as representações desse membro no córtex cerebral ( onde se situa o mapa corporal ).
2) Descreva detalhadamente o funcionamento do reflexo miotático. Dê exemplos de situações fisiológicas em que acontece a inibição recíproca da musculatura antagonista ao músculo que está sendo estirado.
Reflexo miotático – estimulo no tendão patelar , acontece uma vibração no tendão patelar que percorre até chegar ao músculo quadríceps ativando assim o fuso muscular ( esse estímulo não é suficiente para ativar o OTG. ) Reflexo extensor antigravitário de importância postural . A característica central do reflexo ,miotático é a contração de um músculo em resposta a seu próprio estiramento. Monossináptico. Inibição recíproca – inibição de motoneurônios que inervam músculos antagonistas ao músculo estimulado. Essa inibição não é realizada monossinapticamente , mas por intermédio de interneurônios inibitórios presentes em circuitos da substância cinzenta medular.
3) Como o sistema nervoso gradua a força de contração muscular?
A contração muscular pode ser graduada pelo SNC , quando há recrutamento de unidades motoras adicionais ( obs : a tensão extra promovida desses recrutamento depende da quantidade de fibras musculares nessa unidade) . A graduação de força depende : da freqüência de disparos de potenciais de ação das unidades motoras ; da quantidade de fibras da unidades motoras.
4 ) Correlacione a distorção do mapa topográfico