Questionário
RICHARDSON, Roberto Jarry.Pesquisa Social. Métodos e Técnicas. Editora Atlas.
“Existem diversos tipos de coleta de dados que podem ser utilizados para obter informações acerca de grupos sociais. O mais comum entre esses instrumentos talvez seja o questionário.” (p. 189)
“os questionários cumprem pelo menos duas funções: descrever as características e medir determinadas variáveis de um grupo social.” (p.189)
“Os questionários não estão restritos a uma quantidade determinada de perguntas, nem a um tópico específico.” (p.190)
“recomenda-se que o questionário, para ser aplicado, não ultrapasse uma hora de duração e que inclua diferentes aspectos de um problema...” (p.190)
“De acordo com o tipo de pergunta, os questionários podem ser classificados em três categorias: questionários de perguntas fechadas; questionários de perguntas abertas; e questionários que combinam ambos os tipos de perguntas.” (p.190)
“São aqueles instrumentos em que as perguntas ou afirmações apresentam categorias ou alternativas de respostas fixas e preestabelecidas. O entrevistado deve responder à alternativa que mais se ajusta às suas características, idéias ou sentimentos.” (p.191)
“Os questionários de perguntas abertas caracterizam-se por perguntas ou afirmações que levam o entrevistado a responder com frases e orações” (p.192)
“Frequentemente, os pesquisadores elaboram os questionários com ambos os tipos de perguntas. As perguntas fechadas, destinadas a obter informação sociodemográfica do entrevistado (sexo, escolaridade, idade etc.) e respostas de identificação de opiniões (sim-não, conheço- não conheço etc.). e as perguntas abertas, destinadas a aprofundar as opiniões do entrevistador.” (p. 193)
“O próprio pesquisador, ou pessoas treinadas por ele, aplicam o questionário diretamente. Dessa maneira, há menos possibilidades de os entrevistados não responderem ao questionário ou de deixarem algumas